Historias Guarani "Urutago"


Em Bauru conheci o Paje Jayçú Karaí Mirim que me relatou a seguinte Historia.

Um casal de jovens índios Guarani , após se apaixonarem, então a noiva resolveu comunicar seu pai e cacique da Reserva que não aceitou o jovem índio como companheiro de Sua Filha. Então desolada e muito triste a moça comunicou seu noivo a respeito da posição de seu pai. E resolveu afrontar a posição do pai fugindo com o jovem Guarani.
Após a descoberta da Fuga dos dois o pai imediatamente solicitou a presença de um grupo de guerreiros Guarani para captura-los e que sem piedade matassem os dois. Um Cacique não pode ser contrariado e sua filha cometeu um grave erro e essa afronta lhe custaria a vida e o exemplo para toda a Reserva Guarani.
O Jovem Guarani também era um grande rezador e embora fosse de pouca idade também possuía grandes poderes, era conhecido por Ñanderu Poraí, que pressentiu tudo aquilo e comunicou sua noiva sobre sua visão. Disse que grandes guerreiros estavam a caça dos dois a mando do Grande Cacique.
E disse para a Jovem Noiva que quando alcançassem-os ele iria dar um pulo e viraria uma árvore seca e a jovem abrisse o braços e voaria.
E após os guerreiros o avistarem fizeram o combinado o Jovem Ñanderu Poraí se transformou em uma árvore seca e sua noiva em um pássaro. Então os Guerreiros não o encontraram apenas viram um pássaro em um galho seco. Que Cantava.

Co´apy Jico (ta-ta-ta) Em Guarani " Aqui vamos ficar"

Ela se Transformou em Urutago que se confunde com a árvore, o Urutago para os Guarani é a
moça que se transformou em pássaro e conquistou a liberdade...
Emerson Oliveira
Kunumi Guy´ra Morantim

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem