Minicurso:
Histórias e Culturas Indígenas
Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645) Prof. Dr. Carlos José
Nesta
versão participarão os índios Tupinambá de Olivença Del/Ilhéus/Bahia e
Gel. O índio Del perdeu uma das pernas em 2011 na luta pela terra e irá
narrar sua trajetória. O índio Gel uma das lideranças jovens Tupinambá
irá falar da luta pelo território.
Objetivo Geral: Estudar, conhecer e refletir acerca de dimensões das Histórias, Saberes e Culturas Indígenas brasileiras, tendo como recorte territorial mais específico a cidade de São Paulo e sua região metropolitana. A ideia é incentivar estudos e pesquisas sobre os povos tradicionais, constituindo relações com o ensino através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e com a aplicação da Lei 11.645/2008 - que “estabeleceu as d iretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Objetivos Específicos:
- possibilitar
uma compreensão inicial acerca de formas de abordagens e conceitos
relativos às Histórias, Culturas e Saberes Indígenas;
- potencializar a aplicação da Lei 11.645/2008;
-
discutir aspectos conceituais dos PCNs; refletir acerca das semelhanças
e diferenças entre Ensino Indígena e Ensino das Histórias, Culturas e
Saberes Indígenas;
-
incentivar a pesquisa e o estudo da temática indígena na área de
história, ensino, memória, identidade, oralidade, territorialidade,
religião/religiosidade e cultura.
Metodologia: É um curso de natureza histórico sociocultural relacionando aos saberes tradicionais, pesquisa, ensino da história e cultura dos povos indígenas brasileiros, destacando sua diversidade étnica e possibilidades de abordagens e tendo como base a região metropolitana da cidade de São Paulo. As aulas serão conceituais, expositivas e dialogadas, contando e com a participação dos inscritos e utilização de material audiovisual no sentido da percepção de diferentes fontes para o estudo dos povos indígenas, tais como: textos, da dos estatísticos, fotografias, plantas, gravuras, vídeos, pinturas, depoimentos, músicas/cantos, linguagens, danças, rituais, vestimentas, comidas, bebidas, artefatos, formas de relação com a natureza e outras culturas.
Participantes: O curso é aberto para todas as pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar história e cultura indígena, não existindo exigências quanto ao grau de graduação. Os únicos requisitos são: interesse na temática em estudo e na troca de saberes.
Data/Horário:
- 11/05/2013 (sábado) - das 09h até 16h30 no SINPRO-Guarulhos.
- 18/05/2013 (sábado) - das 09h até 15h no SINPRO-Guarulhos.
- Estudo
de Campo no Centro Antigo da Cidade de São Paulo, incluindo o “Páteo do
Colégio” (veja roteiro No programa e Módulos do Curso na sequência) – a
data será marcada para o mês de junho.
Local da parte Teórica/Conceitual do Curso: SINPRO-Guarulhos (Sindicato dos Professores de Guarulhos) - Rua Maria Lucinda, 53 – (11) 2472-7098 - Próximo a UNG – Centro de Guarulhos - (veja no final desta mensagem, após a ficha de inscrição, como chegar).
Inscrições: Somente por E-Mail: carlos.josee@uol.com.br, através do envio da Ficha de Inscrição que segue anexa e na sequência desta mensagem.
Informações: Tel: (73) 9194-0989; (11) 8126-6186; e/ou pelo Facebook: Libertad Volant: http://www.facebook.com/profile.php?id=682753167&ref=tn_tnmn
Valor do Curso:
- 100,00 reais (Professores/Estudantes);
- 120,00 reais (Público em Geral).
Formas de Pagamento: A maneira como será o pagamento é assinalada na Ficha de Inscrição que segue anexa e na sequencia desta mensagem. Não é preciso pagar com antecedência. O valor poderá ser pago das seguintes maneiras:
- Pagamento a vista no primeiro dia do curso: 11/05/2013 (dinheiro ou cheque)
- Pagamento pré-datado: até o dia 07/06/2013 ou outra data (cheque ou depósito)
- Parcelado em duas vezes: 11/05/2013 e 07/06/2013 (dinheiro, cheque ou depósito)
No valor do Curso estão Inclusos:
- CD
contendo fotografias, plantas, gravuras, pinturas, textos, dados
estatísticos, documentos históricos, textos, bibliografia,
músicas/cantos, depoimentos e vídeos sobre Histórias e Culturas
Indígenas;
- Certificado
fornecido pelo SINPRO-Guarulhos e assinado pela pelo Prof. Dr. Carlos
José F. Santos. Carga Total 30h/a envolvendo as aulas
teóricas/conceituais, estudo de campo, estudos e pesquisas resultantes.
Sobre o Minicurso - Objetivos Didáticos, Pedagógicos e Conceituais:
A presente proposta resulta da minha experiência acadêmica e sociocultural como historiador e professor universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC/Ilhéus/BA e demais instituições onde lecionei (UNESP-Marília, UEL, UNIFMU, FIG, FAM, UNIABC, Unicastelo e Rede
Pública Estadual de Ensino de São Paulo). Esta trajetória conduziu meus
caminhos na direção de, cada vez mais, lecionar, orientar e pesquisar
conteúdos vinculados, direta e/ou indiretamente, às histórias, culturas e
saberes indígenas na área de ensino e pesquisa, algo também presente
em minhas publicações (veja tópico na sequência “Sobre o
Organizador/Professor do Minicurso”). Este percurso resultou também da
minha atuação como Coordenador
do Projeto de História intitulado Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UESC), junto à Escola Estadual
Indígena Tupinambá de Olivença-EEITO (com 15 bolsistas estudantes de
história e dois professores indígenas da EEITO), organização do
Seminário Internacional de História Indígena – Índio Caboclo Marcelino: História,
Cultura e Luta dos Povos Indígenas no Brasil e América Latina,
realizado junto a UESC e comunidade Tupinambá/Olivença/BA.
Entretanto,
o curso também procede da minha ancestralidade indígena e trajetória
como ex-morador da cidade de São Paulo (também terra de índios),
participante de movimentos por moradia, reconhecimento cultural,
indentitário e, atualmente, como morador de Olivença/Ilhéu/BA - onde
vivo junto com o povo Tupinambá que luta pela demarcação de suas terras
ancestrais.
PROGRAMA E MÓDULOS DO MINICURSO:
Histórias e Culturas Indígenas: Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645)
APRESENTAÇÃO
- A importância do estudo sobre as Histórias, Culturas e Saberes Indígenas
MÓDULO I
Conceitos Iniciais e a palavra índio / e com a palavra o Índio
- História como um conhecimento construído
- Cultura e suas variações
- Espaço, território e lugar
- Etnia, Religião/Religiosidade, Rituais
- História, Memória e Oralidade
MÓDULO II
De Terra de Índios à “Invenção” do Brasil: o caso de São Paulo
- Presença Indenitária Indígena
- O “Achamento do Brasil”: “paraíso” e/ou “inferno”
- Aldeias e Aldeamentos: imposições, resistências e/ou reelaboração
– “demônios e querubins”
- Índios e as teorias raciais
- São Paulo também é terra de índio
MÓDULO III
Os Povos Indígenas, suas Lutas e Relações com Estado Brasileiro
- Colônia, Império e República: entre o extermínio, afastamento e tutela sobre os índios
- Diferentes formas de reelaborar as existências indígenas
- Os “ressurgimentos” e Resistências indígenas
MÓDULO IV
Encontros, Desencontros e Estranhamento: quem é índio?
- O que significa ser índio no Brasil?
- Índio ou Povos Indígenas?
- Educação Escola Indígena e Ensino das Histórias/Culturas Indígenas
- Lei 11.645/2008: a “Lei tarda mais não”?
ESTUDO DE CAMPO:
Vestígios Indígenas
Roteiro:
- Páteo do Colégio – Museu e Marquete da cidade colonial (dois reais e cinquenta centavos a entrada- estudantes e professores);
- Região da Antiga Catederal;
- Catedral e Praça da Sé;
- Igreja de São Gonçalo;
- Igreja dos Enforcados e Praça da Liberdade;
OBS: o roteiro pode sofrer aletrações