Sejam bem vindos – Médicos Cubanos – Não esqueçam dos índios

Uma das tristes realidades do Brasil é a falta de Assistência aos povos indígenas. Diante dos últimos acontecimentos por conta da presença de médicos cubanos no Brasil, gostaria de prestar minha opinião a respeito deste que para mim é mais uma afronta aos problemas estruturais que esta visivelmente escancarado em diversos Hospitais e postos de Saúde, de todo Brasil.
Eu, como brasileiro e indígena que vive em meio ao caos urbano da cidade grande “São Paulo”, já acostumado com as amarras e engenhocas que compõem e favorecem a elite médica, preciso expor minha humilde opinião. E como educador, fico duplamente triste aos perceber o quanto os jovens poderiam fazer parte desta mudança, neste processo. Sinto-me amargurado com o fato explicito a anos no currículo e na formação de médicos no Brasil.
Quero dizer que ao ouvir um jovem afirmar que gostaria de fazer medicina, já me deixa triste, por que é um curso caríssimo que envolve muito dinheiro, um jovem necessita de transporte, moradia, bolsa de estudos, alimentação, livros e etc. Portanto não é a toa que vemos em todo o Brasil uma manifestação da elite médica contra a vinda de médicos Cubanos. Afinal, há décadas, a medicina foi organizada para atender a uma classe burguesa que destrói qualquer ideologia ligada aos direitos humanos.
A atitude que vemos não é nova por aqui, grande partes destes soldados brancos simplesmente esqueceram-se da população brasileira. Comunidades indígenas de todo o Brasil morrem aos montes com falta de assistência e omissão do governo Brasileiro.
Muitos grupos indígenas foram perversamente submetidos ao mais cruel afastamento da historia brasileira. Sem médicos, sem remédios e sem assistências em diversas regiões, morrem de epidemias e sequer fazem parte das estatísticas oficiais.
Portanto, Sejam bem vindos – Médicos Cubanos – E não esqueçam dos índios do Brasil.
Postagem Anterior Próxima Postagem